https://player.maxcast.com.br/mutanteradio
 

ÁGUA, AR E ARQUITETURA TORNARAM POSSÍVEL O INCRÍVEL ÓRGÃO MARINHO

Se você deseja ouvir uma melodia única, a cidade croata de Zadar proporciona essa incrível experiência através  do órgão marinho.

Trata-se de um monumento idealizado e criado pelo arquiteto Nikola Basic, que foi aberto ao público em 2005. Com o cenário perfeito do Mar Adriático, esta impressionante construção produz música de uma forma natural e orgânica, com a união da água, vento e a arquitetura.

São as ondas e a força do mar que produzem as notas e melodias. As escadas de mármore se encarregam de levar música para moradores e turistas. Quem tem a sorte de presenciar o fenômeno, saiba que ouvirá melodias únicas e irrepetíveis, à medida que a sua força e cadência mudam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O instrumento musical experimental mede 70 metros de comprimento. O movimento do mar expele o ar por meio de 35 tubos de polietileno, que se distribuem ao longo da costa. O som sai dos orifícios localizados nas escadas. Cada tubo possui diferentes comprimentos e diâmetros. Dentro deles, sete acordes musicais podem ser produzidos em cinco tons diferentes. A construção também possui uma câmara de ressonância e válvulas que permitem a entrada e saída de água.

Em 2006, Nikola Basic recebeu o Prêmio Europeu de Espaço Público Urbano pela obra.

Confira abaixo o Sea Organ:

 

 

Da redação mutante em 18/04/2021

sea 2.jpg
sea 1.jpg