https://player.maxcast.com.br/mutanteradio
 

ESPECIAL DIA DAS MÃES 2021: EM TEMPOS PANDÊMICOS, SELECIONAMOS 20 FILMES PARA ASSISTIR EM FAMÍLIA

O Dia das Mães é uma data que já é comemorada em família, e pode ser mais especial assistindo filmes sobre as mães (e na companhia delas, nossas mães, mas também das tias, irmãs, primas e avós), no conforto do lar - mesmo porque ainda estamos em período de reclusão devido à pandemia.

Para que você não fique horas procurando, facilitamos sua vida e separamos 20 bons filmes que falam sobre o amor, os medos, as decepções, as incertezas, os sonhos, a força e coragem das mães, para você descontrair e se emocionar. Prepara a pipoca!

1. O Caderno de Tomy (Argentina, 2020)
Título original: El Cuaderno de Tomy

Sinopse: enquanto luta contra um câncer terminal, uma mãe dedicada decide escrever um caderno para seu filho. Na sua escrita, ela faz questão de registrar seu amor pelo garoto e comentar sobre a vida e a inevitável morte, para que ele jamais esqueça dos momentos que passaram juntos. Baseado em fatos.

2. Três Corpos, Uma Dança (Índia, 2021)
Título original: Tribhanga

Sinopse: três mulheres de diferentes gerações entram em conflito no cenário moderno da Índia. Depois que sua mãe é internada em coma, Anu (Kajol) precisa lidar com muitas questões do passado.

Nesta difícil jornada, ela entenderá os esforços da matriarca durante toda a vida, além de cicatrizar as memórias abusivas de sua infância e juventude. Um grande recomeço está por vir para sua família complicada.

3. Herself (Irlanda/Reino Unido, 2020
Título original: Herself

Sinopse: Sandra (Clare Dunne) é uma jovem mãe batalhadora com um casamento abusivo e um lar totalmente problemático. Então, ela decide fugir com as filhas para longe do marido agressivo, buscando a chance de uma vida melhor. No entanto, logo ela se depara com um sistema habitacional quebrado e precisa construir sua própria casa do zero. Nesse processo, ela aprenderá que é possível recomeçar mesmo depois de tempos difíceis.

4. Mãe e Muito Mais (EUA, 2019)
Título original: Otherhood

Sinopse: Três mães desejam se reconectar com seus filhos adultos e, para isso, planejam uma viagem para Nova York. No entanto, no meio do processo elas percebem que todos precisam de mudanças, inclusive elas mesmas em seus relacionamentos e objetivos. 

5. Mamma Mia! (EUA, 2008)
Título original: Mamma Mia!

Sinopse: A jovem sonhadora e romântica Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e por não conhecer seu pai biológico, envia três convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgård), para que os três compareçam à seu casamento.É que sem sua mãe saber, Sophie leu seu diário e viu que um dos três homens podem ser de fato seu pai, e mesmo ela não sabendo qual deles é , quer que eles presenciem esse momento de felicidade em sua vida ao seu lado, só que a reação da sua mãe, a destemida Donna (Meryl Streep) quanto a isso, não é das melhores.

6. Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (EUA, 2018)
Título original: Mamma Mia! Here We Go Again

Sinopse: Sophie (Amanda Seyfried) está esperando o primeiro filho. No reencontro com seus “três pais” e os amigos, ela fica conhecendo a história da juventude da sua mãe, Donna (Meryl Streep), na época em que ela estava grávida.

7. Uma Noite de Loucuras (EUA, 2017)
Título original: Fun Mom Dinner

Sinopse: Quatro mães se conhecem na escola onde os filhos estudam. Uma delas sugere uma noite de diversão longe dos filhos e dos afazeres domésticos. O quarteto parte para um jantar que logo se transforma numa sucessão de bebedeira e risadas.

8. Tal Mãe, Tal Filha (França, 2017)
Título original: Telle Mère, Telle Fille

Sinopse: Mado (Juliette Binoche) é uma mulher de espírito livre e que se recusa a amadurecer. Já sua filha, Avril, é casada, muito sistemática e obrigada a sustentar Mado, que se divorciou. Os conflitos são inevitáveis e tudo só piora quando descobrem que estão grávidas.

9. O Maior Amor do Mundo (EUA, 2017)
Título original: Mother's Day

Sinopse: O Dia das Mães chegou e essa celebração é muito especial para várias mulheres, sejam aquelas que já tenham filhos, as que estão grávidas e até outras que nem imaginam a possibilidade de serem mães. Nessa data, os destinos de todas essas mulheres vão se cruzar.

10. Que Horas Ela Volta? (Brasil, 2015)
Sinopse: Val (Regina Casé) está cansada de viver na pobreza no Nordeste e decide se mudar para São Paulo em busca de uma vida melhor. Mas para isso acontecer não dá para levar sua filha, Jéssica (Camila Márdila), que passa, então, a ser criada pela avó. Em São Paulo, Val se estabiliza como empregada de uma mansão e babá de Fabinho (Michel Joelsas). Treze anos se passam e Jéssica vai à São Paulo prestar vestibular e reencontrar a mãe. Mas isso não acontece de forma pacífica.

11. Para Sempre Alice (EUA, 2015)
Título original: Still Alice

Sinopse: A renomada linguista Alice Howland (Julianne Moore), uma mulher bem casada e mãe de três filhos, que aos cinquenta anos começa a esquecer as palavras e logo descobre sofrer de Alzheimer. Para enfrentar o problema, a família de Alice terá de reafirmar os seus laços de ternura, em especial a filha Lydia (Kristen Stewart), com quem sempre teve uma relação complicada.

12. Querida Mamãe (Brasil, 2018)

Sinopse: A médica Helô (Letícia Sabatella) vive entrando em conflito com a filha e a mãe (Selma Egrei). No trabalho, ela trata da pintora Leda, que se recupera de um acidente de carro. Para agradecer, Leda pede para pintar um retrato de Helô, que aceita. Esta aproximação desperta fortes sentimentos entre elas. Isto faz com que os desentendimentos da médica com a filha e a mãe só piorem.

13. Três Anúncios para um Crime (EUA, 2017)
Título original: Three Billboards Outside Ebbing, Missouri

Sinopse: A filha de Mildred (Frances McDormand) foi assassinada. Alguns meses após o crime, a polícia ainda não encontrou o culpado, causando a fúria de Mildred. Usando três outdoors, a mãe exige que a polícia resolva o caso. Como nada é feito, ela então decide fazer justiça com as próprias mãos, transformando a rotina da cidadezinha onde mora.

14. A Última Lição (França, 2015)
Título original: La Dernière Leçon

Sinopse: Madeleine (Marthe Villalonga) anuncia em sua festa de aniversário de 92 anos que escolheu a data em que vai morrer. A família fica indignada com a revelação, mas aos poucos a filha começa a entender a decisão da mãe.

15. Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (EUA, 2000)
Título original: Erin Brockovich

Sinopse: Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.

16. Os Incríveis 2 (EUA, 2018)
Título original: The Incredibles 2

Sinopse: Quando Helena Pêra é chamada para voltar a lutar contra o crime como a super-heroína Mulher-Elástica, cabe ao seu marido, Roberto, a tarefa de cuidar das crianças, especialmente o bebê Zezé. 
Em Os Incríveis 2, Helena Pêra se torna a verdadeira heroína da história, mostrando que consegue não só ser uma ótima mãe para os seus filhos, como também uma excelente profissional, assim como muitas mães da vida real.

17. Extraordinário (EUA, 2017)
Título original: Wonder

Sinopse: Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. O objetivo de sua mãe, Isabel Pullman, interpretada por Julia Roberts, é fazer com que ele cresça com a menor quantidade de traumas possível. Para isso, ela tenta protegê-lo de todo o mal que o mundo pode trazer na mesma medida em que tenta prover uma vida comum ao garoto, levando-o à escola todos os dias.

18. Minha Mãe é uma Peça - O Filme (Brasil, 2013)

Sinopse: Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mulher de meia idade, divorciada do marido (Herson Capri), que a trocou por uma mais jovem (Ingrid Guimarães). Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano (Mariana Xavier e Rodrigo Pandolfo), sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles consideram ela uma chata, resolve sair de casa sem avisar para ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia (Sueli Franco) para desabafar com ela suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado.

19. Minha Mãe é uma Peça 2 (Brasil, 2016)

Sinopse: Em Minha Mãe é uma Peça 2, Dona Hermínia (Paulo Gustavo) está de volta! Desta vez ela está rica, pois passou a apresentar um bem-sucedido programa de TV. Porém, a mãe superprotetora vai ter que lidar com o ninho vazio, afinal Juliano (Rodrigo Pandolfo) e Marcelina (Mariana Xavier) resolvem criar asas e sair de casa. Para balancear, Garib (Bruno Bebianno), o primogênito, chega com o neto. E ela também vai receber uma longa visitinha da irmã Lucia Helena (Patricya Travassos), a ovelha negra da família, que mora há anos em Nova York.

20. Minha Mãe é uma Peça 3 (Brasil, 2019)

Sinopse: Em Minha Mãe É Uma Peça 3, Dona Hermínia (Paulo Gustavo) vai ter que se redescobrir e se reinventar porque seus filhos estão formando novas famílias. Essa supermãe vai ter que segurar a emoção para lidar com um novo cenário de vida: Marcelina (Mariana Xavier) está grávida e Juliano (Rodrigo Pandolfo) vai casar. Dona Hermínia está mais ansiosa do que nunca! Para completar as confusões, Carlos Alberto (Herson Capri), seu ex-marido, que esteve sempre por perto, agora resolve se mudar para o apartamento ao lado.

Não poderia deixar de fora a trilogia de Minha Mãe é Uma Peça. Paulo Gustavo, descanse em paz.

 

Por Karina Marins em 08/05/21