https://player.maxcast.com.br/mutanteradio
 

7 MONUMENTOS EM HOMENAGEM À ARTISTAS PARA VOCÊ VISITAR

Viajar é uma atividade de lazer que nos faz feliz, renovados e inspirados. Para muitos, é um meio de vida e também um trabalho. Sozinhos ou acompanhados, a lazer ou trabalho, visitar outras cidades, outros países, outras culturas, enriquecem nossas vidas, nossas memórias, experiências e dá aquela alegria de viver.

Por todos os lugares existem os pontos turísticos famosos e os alternativos; nessa matéria, você vai conhecer alguns monumentos dedicados aos artistas e que fazem muito sucesso!

1. Estátua de David Bowie, Londres - Inglaterra

estatua bowie.webp
bowie 2.png

Fotos: reprodução

Inaugurada em 2018 e batizada de “Earthly Messenger”, em Aylesbury, Londres - onde se apresentou pela primeira vez como Ziggy Stardust -  é feita de bronze pelo escultor Andrew Sinclair e retrata as diversas fases do camaleão.
 

Caixas de som instaladas acima da estátua em tamanho real tocam uma música de Bowie a cada hora, o que a torna ainda mais parada obrigatória para quem for a Londres, principalmente os fãs de Bowie.

2. Estátua gigante de Marilyn Monroe, EUA

marilyn 1.jpg
marilyn 2.jpg

 

Fotos: reprodução

A estátua de 26 metros e 15 toneladas da atriz causou polêmica na época da sua inauguração, em 2012. Tudo porque o artista Seward Johnson esculpiu a saia levantada e a calcinha da artista. A obra, batizada de "Forever Marilyn" (da icônica cena do filme O Pecado Mora ao Lado), é itinerante: após ser inaugurada em Chicago (Illinois), passou por Palm Springs (California), Hamilton Township (New Jersey), Bendigo (Austrália) e está em Stanford (Connecticut) desde 2018 até o momento.

3. Monumento Raul Seixas, Castro/PR - Brasil

raul 1.jpg
raul 2.jpg
raul 4.jpg
raul 3.jpg
raul 5.jpg

 

Fotos: reprodução

Esse monumento nasceu da admiração do fã de Raul e proprietário da Pousada Canyon Guartelá (que afirma ter conhecido o artista e ficarem amigos), na cidade de Castro, Paraná. O local costuma fazer anualmente o Maluco Beleza Fest, atraindo turistas de todo país (a festa tem quase 20 anos, só parou por causa da pandemia). 

O espaço tem como principais atrações uma réplica da fachada da casa onde o cantor nasceu, em Salvador, e um legítimo Corcel Amarelo, ano 73, igual ao que Raul teve e eternizou na música Ouro de Tolo. O memorial também conta com uma estátua e um painel de sete fotos representando as várias fases da vida do cantor. A pousada também é sede Cúpula do Relâmpago Dourado, entidade que se dedica a estudar a vida e a obra do cantor.

4. Cenotáfio de Johnny Ramone, Los Angeles - EUA

johnny 1.png
johnny 2.jpg

 

Fotos: reprodução

A estátua, feita em bronze, está localizada no cemitério Hollywood Forever, e trata-se de um cenotáfio, que é um monumento funerário erguido em memória do falecido mas que não guarda o corpo que, no caso, Johnny foi cremado.

A obra foi criada pelo artista Wayne Toth e recria a pose clássica de Johnny empunhando sua guitarra. Na estátua, há uma placa com uma inscrição que cita o próprio homenageado: “Se um homem pode julgar seu sucesso através de quantos bons amigos ele tem, então, tenho sido muito bem sucedido”.

5. Estátua de Ronnie James Dio, Karvana - Bulgária

dio 2.jpg
dio 1.jpg

Fotos: reprodução

O patrono do heavy metal nos deixou em 2010 e nesse mesmo ano recebeu uma homenagem póstuma. A estátua de bronze de 1,5 metros de altura foi idealizada pelos escultores Alexander Petrov e Krasimir Krastev-Lomsky. Complementada com rochas da Costa do Mar Negro, a estátua fica situada no parque central da cidade que mais tarde foi transformada na "Alameda do Rock".

6. Estátua de Tim Maia, Rio de Janeiro - Brasil

tim maia 1.jpeg

Fotos: reprodução

tim maia 2.jpg

Instalada na Praça Castilho França, Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, a estátua de Tim Maia foi inaugurada em 2015, com a presença de seu filho Carmelo. A artista plástica Christina Motta, autora da obra de 650 quilos e 1,80 metro de altura, feita em bronze, eternizou o artista onde nasceu e foi criado.

7. Estátua de Lemmy Kilmister, Los Angeles - EUA 

rainbow_bar_and_grill_lemmy_statue.jpg
images.jpg
7458867_lemmy6.jpg

Fotos: reprodução

Se você for passear em Los Angeles, não deixe de visitar o bar preferido de Lemmy Kilmister, o Rainbow Bar & Grill. 

O saudoso líder do Motörhead ganhou uma estátua de bronze no estabelecimento, inaugurada em 2016, numa homenagem a um dos seus mais ilustres clientes.

A estátua foi financiada por seus fãs através de crowdfunding e tem tamnaho real. Atrás da estátua encontra-se o "Lemmy´s Lounge", contendo várias fotos da carreira do Motörhead e uma arte contendo o nome de todos que contribuíram.

E você, já visitou algum desses monumentos?


Da redação mutante em 30/12/2021